Se você tem espírito empreendedor, já deve ter imaginado ter um blog como fonte de renda. Se tem paixão por escrever, também já deve ter imaginado ter um blog para falar do que gosta.
Quero fazer um blog, por onde começo?
Por onde começar é, geralmente, a parte mais importante de qualquer projeto. Sim, um blog pode ser considerado um projeto. O maior problema está em definir onde é o começo. Qual o primeiro passo para criar um blog.
Um dos principais erros de quem está começando no digital é começar com a mão na massa. Acredite, a última coisa que você vai fazer é colocar a mão em ferramentas. O primeiro passo (e mais importante) é definir sobre o que você quer falar. E isso está diretamente relacionado com o objetivo do seu blog.
Estou lhe fazendo este questionamento pois, dependendo de qual for, podemos seguir caminhos diferentes na escolha do assunto que você vai escrever. Eu vejo duas opções de objetivo. A primeira é escrever lazer, ou seja, escrever pela paixão pela escrita. E a segunda é para ter uma fonte de renda.
Seja lá qual for a sua opção, alimentar um blog deve ser algo prazeroso. Se você não gosta de escrever, talvez um blog não seja a melhor opção para alcançar seus objetivos.
Escrevendo por lazer
Se você não tem pretensão nenhuma em fazer do seu blog uma fonte de renda, então a escolha do assunto está mais fácil. Basta fazer uma reflexão para descobrir sobre tópicos que você gostaria de escrever. Nesse processo, fazer uma listinha ajuda bastante.
Olha só, eu uso bastante o Asana em meus projetos. Lá é possível criar listas e depois priorizar os itens da lista, clicando e arrastando para cima o que é mais importante. Fica a dica ;)
Blog como fonte de renda
Há várias formas de ganhar dinheiro com um blog, mas isso é tema para outro post. O que você precisa ter em mente é que o alcance das suas postagens é equivalente ao sucesso do seu blog.
Se você pretende ganhar dinheiro com um blog, então é preciso pensar em tópicos que tenham demanda. Ou seja, tópicos que as pessoas buscam e se interessam pela internet.
Calma, seremos um pouco mais técnicos. Mas isso não é um bicho de sete cabeças. Domínio nada mais é do que o nome do seu blog. Independente do objetivo do seu blog, é importante que o seu domínio represente o assunto que você vai abordar.
Aqui na Mindigital, por exemplo, o foco é falar sobre tecnologia, marketing digital e negócios. Tudo relacionado ao momento que estamos vivendo. Pensar digital é ser mindigital. Por isso o meu domínio, sacou?
Outra dica de ouro é incluir uma palavra com alto volume de buscas na composição do seu domínio. Ou com pouca concorrência. Já aprendemos a identificar o volume de buscas aqui neste post, mas a concorrência ainda não falamos. Bem, eu gosto de usar o Ubersuggest para levantar essa informação.
Procure manter um domínio curto e de fácil memorização. Além de ajudar as pessoas a fixarem o nome do seu blog, também será fácil aplicar o seu site em qualquer outro material (cartões de visita, banners, etc).
Você pode registrar o seu domínio pelo Registro BR, ou pela GoDaddy. Ambos são ótimos fornecedores!
Essa hora gera muita polêmica. Plataforma é a ferramenta que você vai utilizar para construir o seu blog. Muitas pessoas defendem plataformas com unhas e dentes, mas a plataforma ideal é àquela que atende as suas necessidades.
Há quem prefira construir na unha, programando linha de código por linha. Há outros que preferem praticidade, escolhendo plataformas com templates pré moldados e customizáveis. Seja lá qual for a linha que você escolher, tenha muito claro quais são as suas necessidades. Tens tempo para programar linhas de código? Prefere algo mais prático?
Universalmente, o Wordpress é uma das mais utilizadas. Ela não é assim, tão simples, mas há alguns templates prontos que ajudam bastante.
Mas se você busca algo mais completo e simples de usar, eu recomendo utilizar a Builderall. Ela oferece os mesmos recursos do Wordpress para a construção do seu blog, mas você também tem a possibilidade de trabalhar com outras ferramentas de marketing digital. Este blog foi construído com ela <3
Seja lá qual for a sua escolha, agora é mão na massa! Neste post nós falamos sobre os primeiros passos para quem quer criar um blog, espero que tenha dado um norte. Em outro post, irei falar sobre como criar um blog do zero, e configurar utilizando a Builderall. Caso tenha interesse em ficar por dentro, sugiro se inscrever em nossa newsletter. Enviarei para você assim que o post ficar pronto, combinado?
Valeu, até o próximo post ;)
???